Espelhos de Água





Sombra e água, mataram a sede à terra sem viço, de crostas feitas em mosaicos irregulares e separados pelas nervuras que a secura dos dias teimosamente quentes tinham antes desenhado nas margens do rio 

Comprometeram-se em tornar essa terra rica e barrenta. 
Untaram-se dela, húmidos e escorregadios até cada poro se preencher de satisfação.

Vestiram a nudez das estátuas e brincaram até à exaustão.

E ao sétimo dia que a Deus pertencia, se perpetuaram agora marmoreados, exalando aromas dum sonho que jamais alguém admitiu acordar.

 autor 📝📸 : Guma © 2009 / 2023

Comentários

MA FERREIRA disse…
OI Guma..que lindo seu texto!!!

Que lindo o seu re-encontro..

Queria muito ter o dom da escrita para expressar a emoção que foi ler o teu texto...

Não consigo escrever..mas consigo sentir...

Bom retorno!!

BJ
Fê blue bird disse…
Meu querido amigo:
Uma junção perfeita, a natureza e o amor em êxtase total e único.
Só quem ama intensamente pode escrever assim.
Fico feliz por o ler de novo.

beijinhos
Celina Dutra disse…
Que saudade! Tela lindíssima! Chorões também encantados com seu texto encantador de entrega e magia criativa.
Girassóis nos seus dias. Beijos.
mfc disse…
Está lá tudo... e dito de uma forma lindíssima!
Manuel disse…
Vou lendo e sinto-me embrenhado no sonho em que nos vai embalando.
Poesia em cada palavra, melodia em cada frase e magia em cada pensamento.
Um abraço.
Angela Fonseca disse…
Olá, poeta querido. Primeiro comento sua tela: ma-ra-vi-lho-sa! Depois a foto: captar a natureza refletida no espelho d'água é inspirador e esta imagem está encantada. Quanto ao texto, remeteu-me a uma bela canção do Chico Buarque: "...meu paletó abraça o seu vestido e o meu sapato aida pisa no teu..." Conhece? É linda... Beijos, ANGELa
Eva Gonçalves disse…
Que lindo texto Guma!Tão envolvente que nos sentimos nas margens da água... E que lindas estátuas surgiram dessa lama! :) Adorei também a tela do cabeçalho! Beijinho e boa semana! Inté
Pink Poison disse…
Porque és tão especial?
Milene Lima disse…
A sua imagem de banner é uma paixão, belíssima! Essa tua sensibilidade é espantosa, homem! Tuas mãos fazem magia quando pintam ou escrevem.

Bendito seja esse feitiço de amor.
Beijo e kandandos imensos em amizade do lado de cá, a te abraçarem apertado aí do outro lado do oceano.
Anónimo disse…
Como eu gosto de ler o que vc escreve!
Bjs meu amado amigo.
Luna Sanchez disse…
Lindo, lindo, mil vezes lindo!

Parabéns!

Um beijo.
Anónimo disse…
Olá, Amigo Kimbanda!

Terra seca, secura, sede por matar, que nos arrastam nesta corrente onde terra e gente se fundem e nos confundem, neste lindo poema de amor.

Muito bonito; parabéns!
Abraço amigo.
Vitor
Jorge disse…
Sublime Kimbanda,
Magnífica tela evocativa, creio eu, dos UBUNTO [tribo de África/sou quem sou porque somos todos nós].
O meu amigo é um artista multifacetado, que nos delicia com os seus textos, poemas, pinturas, fotos e não só...
É um privilégio ser seu amigo. Kanimambo!
Um forte Kandando,
Canto da Boca disse…
Guma, esse amor que se fez barro do mesmo chão; esse par em amor que se fizeram amar e amados com a mesma mão; que se fizeram vasos, plenos, recheados de paixão, derramou em mim uma grande admiração!
Belíssima composição, fiquei impactada!

Quero voltar ao pó, ser barro, dessa maneira!

Quanto à tela que nos abraça quando abrimos o seu blogue, prende-nos duplamente: pelo o olhar e pela emoção. Uma pena não poder sentir a textura, sim, por mais que isso possa acarretar algum dano ao trabalho, senti vontade de tocá-la, de sentir através do tato o contorno das figuras - daqui imagino que seja uma pintura em relevo - que fazem parte do quadro. Que me dá uma grata ideia de aldeia que somos, por mais desarmonioso/a que seja a sociedade, somos todos do pó e ao pó voltaremos!

Abraço, e grata pela ida ao Canto, volte sempre, é um prazer te receber!

;)
Elisa T. Campos disse…
GUMA

Seu texto é pura magia que se transmuda para a tela e fotos magníficas.
Os chorões .Agora invertidas sem lágrimas, buscam alento se agarrando aos céus.
Adoro vir aqui.

bjs
Regina Rozenbaum disse…
Vim ontem, li, deixei-me absorver por esse espelho maravilhoso e sabe o que descobri? Todas as vezes que um feiticeiro desaparece por um tempo podemos esperar! Quando retorna vem assim...com poesia,telas maravilhosas pra nos encantar mais e mais!
Beijuuss, amado, n.a. do outro lado do Atlântico
Laura disse…
Como disse a Fê; só quem ama sente assim... e quem ama sabe que a verdade do amor só se descobre quando ele nos completa!...

Grande e apertadinho kandando.

laura
Anónimo disse…
Que lindo, amigo Kimbanda!

Imagens maravilhosas passadas pelas palavras dum mestre.

Beijinho
Ana Sofia
Janita disse…
Meu querido Guma.
Dizer que este texto é lindo, é cair num lugar comum.
Há nele muito mais do que beleza. Há um sentir que é só teu e como só tu o sabes dizer. Creio, muito sinceramente, que Deus te abençoou com um dom especial de saber amar. Tão especial, que qualquer ser comum te olha com adoração, tal como se adora um ser superior e, por isso, inalcansável.
É um privilégio ter a amizade de alguém tão genuíno como tu.
Obrigada por seres meu amigo, Guma.
Beijos e braços com ternura.
Janita
RosanAzul disse…
Só uma alma iluminada de amor consegue expressar tão bem o sentir... Lindo demais este escrito meu querido amigo! Parabéns!!
Linda também a foto. Beijos, Rosana
Meu querido

Deixei-me embalar no teu lindo texto e sonhei gaivotas e sóis radiantes e amores enluarados...e saio plena de poesia deixando o meu beijinho carinhoso.

Sonhadora
Anónimo disse…
No meu diário escrevi... bom fom de semana para ti.

Beijinho

Ana Sofia
. intemporal . disse…
.

.

. numa outra espiritualidade . este texto [bel.íssimo] re.lembrou.me "Siddharta" de Hermann Hesse .

.

. um bom fim.de.semana .

.

. um abraço .

.

.
vieira calado disse…
Muito bem escrito!

Um abraço
Maria Rodrigues disse…
Texto e imagem em perfeita sintonia e simplesmente maravilhosos.
Bom domingo e uma excelente semana
Beijinhos
Maria
Este comentário foi removido pelo autor.
Olá Guma! Fiquei muito feliz com a tua visita, o teu gentil comentário e, principalmente, por teres te tornado seguidor do nosso humilde espaço. Isso somente aumenta a minha responsabilidade de melhorar tudo aquilo que crio e escrevo. espero que voltes mais vezes, pois será sempre um prazer renovado. Eu, particularmente, aqui voltarei, pois, além de teres um espaço interessante e bastante aconchegante, tomei a liberdade de me tornar teu seguidor, isso até quando permitires, é claro.

Quanto ao texto, adorei, com ênfase para os trechos abaixo:

Sombra e água, mataram a sede à terra sem viço, de crostas feitas mosaicos irregulares e separados pelas nervuras que a secura dos dias teimosamente quentes, desenharam.

E ao sétimo dia que a Deus pertenceu, se perpetuaram em estátuas um no outro fundidas, estaladiços e ainda sorrindo, sem o cansaço de um sonho por acordar.

Abraços e uma ótima semana pra ti e para os teus.

Furtado.
Janita disse…
Li sim, Guma! Fiquei muito feliz. Para as perguntas...acho que elas contêm as respostas.
Também tenho muita sôdade.:))
Beijinhos.
Unknown disse…
Olá amado e querido pensador

Três são as obras aqui trabalhadas por um mago distinto, sensível e único ao que descreve, cujo poder, fascina e encanta outros olhos, e falas emudecem...
Pintura, imagem e na escrita o despertar de um cenário, que não tem como não se fazer a leitura como estando a assistir uma tela de cinema, tamanho feitiço que o texto proporciona...

Orvalhos em suspiros de aquarelas,
canteiros de janelas,
noite e dia a bafejar.
Paisagens e universos
se estendendo,
postos em céus serenos,
os sentidos do olhar..
O que no tempo, entrelaça
segredos, por tal feito,
faz tempero,
homogêneos anseios...
Nascentes que se apontam
como broto flor em cor,
sonhos por acordar...


Kandandos outros mais pensador
navegando no teu mar...

Beijos

Livinha
Graça Pereira disse…
Querido Guma

O amor amassado do mesmo barro...os coraçõs cinzelados pelos ramos do chorão e o futuro expresso na água, onde viveram a plenitude do momento... Que coisa linda, meu grande Poeta! E a tela? onde eu estou tambem... de olhos no passado e mãos edificando o futuro...
Mil beijos.
Graça
Fernando Freitas disse…
Kimbanda,
Jogas com os reflexos dos espelhos, dominas as cores, constróis imagens soberbas e jogas, forte, com a sensibilidade dos teus leitores/seguidores.
Parabéns,

aquele abraço,
Manuel disse…
Voltei a ler a magnifica poesia e senti o mesmo encanto.
Janita disse…
Olá querido Guma.

Obrigada pelos teus passeios comigo!
É uma grande alegria ver-te lá pela minha casa bem disposto e sorridente.

Beijinhos ternurentos também para ti.
Anónimo disse…
Querido amigo!

E assim, como quem já nada espera, chega alguém que tudo me diz e me faz chorar.

Obrigada.
Volte lá, por favor.

Beijinho

Sofia
Fê blue bird disse…
Meu amigo passei aqui só para lhe dar um abraço amigo.
Estou com saudades das suas mensagens :)
Olá
Que belo!
Tens o talento de escrever de forma que possamos viver o escrito.
Sintético e preciso, poeticamente.
Um abraço
Salete Cardozo Cochinsky - ALETHEIA
Anónimo disse…
Vim reler e sentir que nem sempre é preciso um arco-íris para se ser (in)feliz.

Beijinho e
"Kandando", mesmo sem saber o que é!
Vindo se si, só pode ser bom!

Ana Sofia
vieira calado disse…
Linda a imagem, belo o texto!

Um forte abraço
Maria Rodrigues disse…
Amigo passei para desejar um excelente fim de semana e deixo um abraço bem apertadinho e um beijinho.
Maria
Laura disse…
Ana Sofia, também eu, apesar de viver em Luanda e o Guma também, eu não sabia o que era Kandando, é um abraço na lingua nativa! tão lindo não é?

Apertadinho kandando para ti e para o Guma, também.(somos amigos da alma, gosto muito, muito dele)

laura
luadecristal disse…
sombra e água, como tantos amores que se tocam sem tocar, caminham juntos pelo rio da esperança até poderem chegar ao mar
bjs
Rosa Carioca disse…
Ao ler seu texto, consegui "ver" os espelhos d'àgua... Lindo!
DAD disse…
Adorei conhecer o seu Blog ao qual cheguei por acaso.
Também eu vivi em Angola e ao ler o seu texto, até senti o cheiro das árvores e das folhas caídas da floresta.
Texto magnifico. Muito bem escrito!
Grande abraço,
Janita disse…
Olá meu querido Guma!
Apesar do tempo ter mudado, aqui nesta bela serra e na tua acolhedora cubata, há sempre um calorzinho aconchegante.
Obrigada pela tua reconfortante presença e carinho.

Beijinhos e forte kandando.

Janita
Chris... ჱ-;-- disse…
Belíssimo texto amigo.
Um misto de natureza com o mais puro dos sentimentos, o amor.
Ao ler, parece que estava vendo tudo acontecer... Perfeito!
Parabéns!

Uma linda semana de muita paz e amor.
Bjos mil.
MA FERREIRA disse…
Olá..
Passando pra desejar um excelente finl de semana..e aproveitando para me deleitar com a bela imagem do seu quadro e com o seu texto.
Arte respira-se aqui...

bj
Canto da Boca disse…
Guma vim deixar um kandando e um obrigada!

;)
Anónimo disse…
Olá, amigo Kimbanda!

Obrigado pela visita e simpático comentário, com os votos de uma boa semana, e boa saúde.
E ficamos à espera...

Abraço amigo.
Vitor
Anónimo disse…
Agora que já sei o que é Kambando, pela Laura, deixo um enorme para ti, amigo.

Ana Sofia
Manuel disse…
Hoje venho apenas cumprimentar o artista.
Um abraço de agradecimento pelas suas, sempre, tão simpáticas palavras.
AFRICA EM POESIA disse…
Gosto da tua tela
um beijinho e deixo para partilhar contigo

Terei para fins de Novembro
Africa e poesia

O titulo .. Cantar África
Paginas 216
todas as paginas com imagens
preço 12.50 €

vai ser um momento de recordação ,saudade e interrogações...
A longo prazo queria saber quanto te guardo
conto com a tua resposta...para me organizar..
um beijinho
Mayra Di Manno disse…
Ola Kimbanda,
Que saudades suas. Passei para deixar um abraço e me emociono novamente com suas reliquias.
Que delicia ler o que escreves;
Um beijo,
Andradarte disse…
Nada mais bonito, que o consumar de
um sentimento forte e sincero, que desliza de uma forma incrível, na voz
de um poeta e grande artista...Que
texto agradavel e imagem linda....
Abraço
Meu querido

Passando para deixar um beijinho e agradecer o teu carinho...IMENSO.

Sonhadora do monte da lua
BlueShell disse…
Olá..em primeiro lugar quero agradecer as palavras deixadas no blue: senti logo ser alguém com uma imensa sensibilidade.
Acertei...tudo aqui o é: pura sensibilidade...
E o texto...de um erotismo muito subtil...me encantou, e me seduziram essas palavras.
A imagem a condizer: perfeito. Me senti bem...nada mais precisa "fazer sentido", de fato.

Um bom dia (de trabalho, ou de descanso, ou de...sei lá..)

Sempre a concha que mora nas serras e se recusa a ir ao mar...mas é, como ele, azul.

Sou de Mangualde...de onde é? No perfil julgo que não diz...também não é relevante...é só uma curiosidade e...muher É CURIOSA!!! LOL.
Unknown disse…
Olá

Gostei.
O espelho de água garante o que um vulgar espelho consagra: objectos no espaço e sentimentos no corpo.

Gosto de casas com piscinas adjacentes a funcionarem como espelhos.

Um abraço
Graça Pereira disse…
Passei para te deixar votos de um bom fim de semana!
Beijo amigo.
Graça
Maria Rodrigues disse…
Amigo passando para desejar um bom domingo e uma excelente semana.
Beijinhos
Maria
Olá querido Guma
Teus textos são para ler e reler.
Aquele teu último parágrafo é interessantíssimo. Isso mostra o talento, a sagacidade do escritor.
Parabéns sempre e grata por tua querida presença em meu Blog.
Beijos
Manuel disse…
Só para deixar um abraço.
rosa-branca disse…
Olá amigo, dizer que o seu texto é lindo é pouco. Tem o condão de preencher qualquer vazio existente no nosso sentir. Li-o e reli-o mais que uma vez. Não que não o entendesse, mas gosto de saborear as palavras e as suas têm um aroma único. Adorei. Beijos com carinho
Este comentário foi removido pelo autor.
Janita disse…
Meu querido...
Só o teu desejo de me ver feliz é motivo para que me sinta feliz!
Fosse a felicidade algo concreto, definido e sentida por todos de igual modo...
Hoje sinto-me particularmente triste e vim à tua cubata buscar um pouco de ti, querido Guma.
Beijinhos e pensa em mim.
Tua amiga do coração.
Janita
São disse…
O texto é uma delícia...

Abraços.
Elisa T. Campos disse…
Guma
Obrigada pelas lindas palavras deixadas no meu espaço.
Aquela página ainda não terminei.

Você está anotado no meu caderninho
para uma das próximas postagens. Me encanto muito também com o seu blog.

Você também adora bichos.Coloque a foto da cachorrinha.Fiquei curiosa e tenho certeza que vai me inspirar um haicai.

Ou melhor, faça um poema que você sabe tão bem fazer sobre ela.

Obrigada pelo carinho
Um abraço.
Jorge disse…
Caro Amigo Kimbanda,
Kanimambo pela sua estimada visita e pelo seu kandando, que retribuo com muito prazer desejando-lhe um resto de feriado feliz.
Janita disse…
Olá meu querido Guma.
A tua presença deixa-me, sempre, mais serena e confiante.
Deve ser por aquele tal poder mágico que de ti emana. Obrigada!
Beijinhos e um forte abraço.

PS Não sabia que tinhas medo das alturas. Que pena não nos termos lá encontrado. Aí, seria eu a transmitir-te confiança! Os meus medos prendem-se às coisas da terra.
+ beijinhos
BlueShell disse…
ah...não te dás com o frio??? Nem eu...
Estás cá em MGl?
Somos vizinhos....LOL
Olá amigo! Passando para agradecer a honrosa visita e o amável comentário, assim como te desejar uma ótima quarta-feira com muita paz no coração.

Abraços,

Furtado.
Unknown disse…
Bom dia Amigo
Perdi-me nesta sombra, espelhos de água e misturei-me no barro seco fruto de clima árido.

Sei apenas dizer-te que a leitura é suave e lenta misturando-se na água e fazendo reviver todas as sombras.
Anónimo disse…
Olá, Amigo Kimbanda!

Que corra tudo bem aí por esses lados, e que esses ossos se não ressintam deste frio que se vai instalando.

Obrigado pela vista; bom resto de semana. E cá continuamos à espera...enquanto de novo se lê este lindo poema.

Abraço amigo.
Vitor
ruma disse…
Hello, Guma Kimbanda.

The graceful sense wraps your artworks.
It's excellent and lovely...

The season of colored leaves, heartwarming atmosphere.

The traditional celebration, kimono infants.

The prayer for all peace.

Greetings.
From Japan, ruma ❀
rosa-branca disse…
Passei para ver se havia novidades e claro que reli, senti, saboreei e amei. Boa semana e beijos com carinho
Olá...

Que cantinho delicioso por aqui...tudo.. o espelho de água é uma de muitas imagens que me deleito, são mágicos por serem poéticos...parabéns pelo belissimo poema, inspirador.
Grande Abraço
Lecy'ns
Unknown disse…
Um reencontro digno de emoção.
Ana Tapadas disse…
Guma,
as metáforas e comparações que cria são excelentes (debruçar-se como um chorão - ou aquele que chora...).
belo texto.


bjs
Bonito texto.
Esculturas de Cutileiro?
Um abraço.
Guma disse…
Muito obrigado pela apreciação.
Tudo me leva a crer ser de Cutileiro, mas na chapa identificativa estava irreconhecível o nome do artista.
Kandando, resto de boa semana.
Guma disse…
🙏🍀😘
Guma disse…
🙏🍀
Guma disse…
🙏🍀
Guma disse…
🙏🍀🌹
Guma disse…
🤗🙏🍀
Guma disse…
Kandandos!
Guma disse…
Kandandos!
Guma disse…
🤗Kanxando🍀
Guma disse…
🙏💛🍀💐
Guma disse…
🙏💛💐🍀
Guma disse…
🙏Kandando
Guma disse…
🙏💛🍀
Guma disse…
💛🍀💛
Guma disse…
🙏 Kandando 🍀
Guma disse…
🙏😉 O rigado na mesma, desejos de muita🍀
Guma disse…
🍀🍀🍀🍀🍀
Guma disse…
Kandando!
Guma disse…
🍀🙏🍀🙏🍀🙏🍀
Guma disse…
🍀🙏😘
Guma disse…
🙏🍀😘
Guma disse…
🙏🍀😘🤗
Guma disse…
🍀🙏🍀🙏🍀
Guma disse…
Kandando 🙏
Guma disse…
Saudades de seus contos amigo. Kandando!
Guma disse…
Meu Kandando com amizade!
Guma disse…
🙏🍀💛😘
Guma disse…
Só para as pessoas especiais! 💛😘🙏🍀
Guma disse…
🙏🍀😘🤗💛
Guma disse…
🙏💛🍀😘
Guma disse…
😘🙏🍀💐
Guma disse…
Kandando 🙏
Guma disse…
Kandando 🙏 🍀
Guma disse…
🙏💛🍀😘🤗
Guma disse…
🙏🍀💛🤗😘
Guma disse…
🍀💛🍀💛🍀💛
Guma disse…
🍀🙏🍀🙏🍀🙏
Guma disse…
🙏🍀🙏🍀🙏
Guma disse…
🙏🍀🙏🍀
Guma disse…
🙏🍀💛
Guma disse…
🙏🍀🤗😘
Guma disse…
🍀🍀🙏🍀🙏🍀🙏🍀🍀
Guma disse…
Kandando 🙏
Guma disse…
🙏🍀😘
Guma disse…
Ainda assim meu kandando!
Guma disse…
Kandando 🙏
Guma disse…
🙏😘🍀💛
Guma disse…
🙏🍀😘💛
Guma disse…
🙏🍀🤗
Guma disse…
Kandandos
Guma disse…
🙏🍀
Guma disse…
🙏🍀
Guma disse…
🙏🍀
MARILENE disse…
Um texto maravilhoso, nascido de sua sensibilidade e talento. Gostei demais, Guma! Obrigada pelo apoio quanto à cirurgia de minha irmã. Grande abraço.
Ana Tapadas disse…
E de regresso releio, encantada! Abraço
Jaime Portela disse…
Excelente texto.
Bem acompanhado pela foto.
Continuação de boa semana, caro Guma.
Um abraço.
Guma disse…
Boa tarde Lena.
Imensamente grato por mesmo na circunstância, teres aqui vindo deixar um pouco de ti o que tanto estimo.
Reitero meu crer que tudo correrá bem com a mana e no desejo sincero duma franca recuperação deixo meu kandando!
Guma disse…
Que bom Ana!
Estou a gostar de estar de novo nesta cubata e na serra, onde me sinto num lugar mais intimista recebendo de porta aberta a amizade e a presença de quem quero bem.
Beijinho, dia bom!
Guma disse…
Boa tarde Jaime!
Obrigado pela presença e apreciação, deixo kandando e estima!

Mensagens populares deste blogue