" faz de conta "


...

quando brincávamos na rua e chovia
e entre as nuvens vingava um sol glorioso
os antigos nos diziam
das bruxas ser o dia

...

hoje voltou a fazer sol, chovendo
e os caminhos que a natureza aponta 
fazem um apelo à magia
de novo brinco ao de faz de conta
e das bruxas se faz o dia

...

nem é mais recordação
apenas o que resta de tudo o resto
nos caminhos da imaginação

...

com leveza
estiquei um pingo
a seguir outro
e nas nuvens
fiz meu balouço





Imagem e palavras:
Guma_Dum © 2009 / 2022




.




Comentários

São disse…
Belíssimo post!!!

Sinceros parabéns, meu caro artista.

Um abraço enorme
Unknown disse…
...e a gente cria
com alegria,
entre indos e vindos
balouçando os dias...

Ah pensador, pego carona
nesse teu balanço e me vou...

Bom Dia!

Kandandos e bjins

Livinha
Que bom sentir essa criança alegre... que bom sentir a balouçar da vida, e sobre tudo sentir a própria vida.
Angela Fonseca disse…
Amigo querido, adoro a chuva e o sol e a possibilidade do arco-íris e sua miríade de cores, com que você cria suas lindas telas. Gostei muito da tela que você colocou, um Jesus caído sob a cruz e as conchas, numa referência à vida marinha. Na minha fértil imaginação, acompanhada do meu sistema de crenças, pensei: pois é, Jesus, o Governador do planetinha azul, que a partir da água deu vida à Terra, foi incompreendido pela sua própria criatura. Viajei demais? Beijos, bom final de semana, Guma Kimbanda. ANGELa
Regina Rozenbaum disse…
Que estranho...acho que o blogger está a brincar comigo. Pq sua página não está atualizada...cheguei aqui através do face e da amiga Ná. Então, aproveito pra me balançar nessa sua gangorra, posso?
Beijuuss e um fds cheio de balanço procê
Milene Lima disse…
Pois, no meu blog essa postagem data de uma semana atrás. Assim como Regina, cheguei aqui pelas atualizações do Face. Oxente!

O importante, porém, é ter vindo a tempo de brincar contigo nesse imaginário fascinante.

Muito linda essa criança que há em ti.

Beijos e kandandos a atravessarem feito mágica tanto mar.
Sabes Guma, acho que o baloiço foi inventado por alguém que tinha muita imaginação.

Quando esse alguém descobriu que ao ir pensava/imaginava e que, ao vir, sentia o estômago pequenino e uma certa vertigem no regresso, deve ter ficado encantado.

Foi aí que começou a "brincar ao faz de conta". Contava apenas os regressos. " o resto é pensamento livre, imaginação" como concluis.

Gostei do grafismo, sobretudo do guarda-chuva. É um instrumento bivalente - dá para o sol e para a chuva. Talvez cause algum embaraço no baloiço... mas lá está... é só a minha imaginação a trabalhar.

Bom fim de semana

Um beijo... se eu conseguir que pares o baloiço para to dar.
Magia da Inês disse…
º°♥❤ Olá, amigo!
❤ As fotografias são maravilhosas... mas, o melhor é a sua poesia... estou encantada.
º°❤ Beijinhos.
♥❤ Brasil.
Unknown disse…
Perfeito balanço

Abraço Guma.
Boa!
A seguir, sou eu
a balouçar
nesse balouço teu

Diz-me o por ti desenhado
que é a na imaginação
que nasce a esperança
de o homem conseguir manter
eterna, a alma de criança
Balanço meio as cores de um lindo e mágico arco-íris que tua inspiração coloriu pra mim.
Meu amigo, aqui tudo é belo, é alegria e magia!
Que tudo de bom lhe seja eternamente!

Carinhos pra ti viu?
Beijos de Luz e Paz
. intemporal . disse…
.

.

. re.memorar um ditado antigo . e salteá.lo num poema . também ele memória de um fugaz presente .

.

. gostei imenso . assim como . dos instantâneos . :) .

.

.

. [. grat.íssimo pela Sua presença . no aniversário terceiro do . intemporal . sem a qual . algo de muito importante lhe teria certa.mente faltado .] .

.

.

. um bom domingo .

.

. um abraço .

.

.
M Á G I C O!
Consegues trazer a magia e o deslumbramento com esse fenômeno sol e chuva para a poesia, o que torna ainda, com os restos... com as lembranças e imaginações mais belo ainda.
AMEI.
Dois trabalhos que se juntam trazendo mais sobre o que desejas com ela, (a produção) desenho, representação, mais escrito poético.
PARABÉNS pelo TALENTO
Beijos
Luna Sanchez disse…
Porque a gente mora mesmo é na imaginação, néam, Guma?

Belo texto e ilustração, tudo sempre bonito aqui.

Beijo, beijo.
mfc disse…
Um hino à imaginação e à força que ela nos dá!
Lindo!
Anónimo disse…
Olá, Amigo kimbanda!

Balançam os pensamentos ao sabor da vida; umas vezes estão cá em baixo, outras vezes lá em riba, fazendo-no imaginar estar no baloiço quando éramos pequeninos...

Lindo poema,como lindo é o quadro; parabéns!
Uma braço amigo; boa semana.

Vitor
Ana Tapadas disse…
Adorei.
África habita a tua linguagem.


Beijinho
Fê blue bird disse…
Meu amigo:
Deixo-me balouçar nas tuas palavras e sinto-me criança de novo, correndo ao sol e à chuva da imaginação.
LINDO MOMENTO DE FAZ DE CONTA!

beijinhos
Manuel disse…
Aqui me quedo sem saber o que dizer.
O poema tem um encanto especial, quase espiritual, dessas memórias que balançam entre o é e o faz de conta.
BlueShell disse…
Outra obra lindíssima: refiro-me à imagem do Template! As formas, s cores...sabes? parece espelhar o interior de mim. Digamos que estou assim...uma imensa mistura de sentires...de muitas "cores"...sempre em torno de mim mesma, numa tentattiva de re redescobrir.

Depois...a foto..tão ao meu "género"...uma delícia para os olhos e para a imaginação.

O poema: voltarei para comentar o poema.

Beijo
BlueShell disse…
Excelente a visão dos "antigos" e o "agora": um agora em que a percepção é feita pelos sentidos...e filtrada pelo sentimento: a "criança" que ainda existe e que vê com outros olhos- "tons em harmonia,
natureza em combinação.
apelo à magia, ao faz de conta que perdura,.."(mas o faz de conta não perdura...apenas faz de conta)
a criança "que balouço"..."memórias balouçando" Quiçá memórias da infãncia, memórias de um mundo encantado...pois o resto...é"pensamento livre, imaginação"!

Gostaria de ter escrito este poema.
Nele há a nostalgia da infância, do mundo mágico do faz ede conta "que perdura"...e aliberdade que caraceriza o humano...liberdade de criar, de imaginar....de SER!Liberdade de nos construirmos como seres, Identidades únicas no seu sentir, porque únicas são as suas experi~encias, as suas vivências.

Desculpa....estou a falar demais...
mas uqe queres...adorei o poema,, meu!
Bem como tudo o resto, como disse acima.
Um beijo d carinho e admiração.
BlueShell disse…
oi....sim, a foto é minha...mas tive de a clarear e está que é um "nojo"!!!
sabes? aquele lugar, aquela capela fica a 100m da casa dos meus pais.Desd muito criança frequentei aquele adro...ora na companhia dos meus pais, ora nas brincadeiras com os meus irmãos (sempre com muito respeitinho para o Sr Pároco não se zangar)...e até lá namorei...já depois de tirar o curso.
è um local de referência e que visito sempre que vou à aldeia (a 12 km de onde estou...hehehehhe). ás vezes sinto ncessidade de lá ir...ficar sozinha debaixo das sombras das grandes árvores. Não sou Católica mas faz-me bem estar ali, em meditação.
Por tudo isto foi a foto escolhida para da "rosto" ao meu blog! Só que, como disse, para se verem as letras tive de a clarear...e não GOSTO do aspeto final!
Um beijo
Fernando Freitas disse…
Lindo.
Uma vénia ao mestre


...e um abraço

Mensagens populares deste blogue