Tapetes de Outono


.
pelos tapetes d'outono caminha a saudade, como se o presente nada fosse com ela.
a folhagem seca, range queixando-se a cada passo meu.
tal e qual as memórias, as folhas secas pisadas, multiplicam-se em milhentas partículas na tentativa vã de se manterem vivas, tatuadas no tempo, desgastadas mas indeléveis.
- só que não!
algumas, poucas, folhas, teimam em se agarrar ao passado, mas seu destino está traçado. outras, abraçadas pela brisa, rodopiam numa dança desigual, sabendo que levadas às sortes serão o alimento da terra, o que a torna fértil. a saudade também é alimento, alimenta o amor, a amizade, alimenta a alma de boas recordações, alimenta e muito aquela dor profunda do irresolvível, e é aí nesse poço sem fundo que é inevitável alguém um dia mergulhar.
assim vou, sem sentido, mas sentindo que o tempo não conta, nem se encarrega de prestar contas, nem soluções para alimentar ou quebrar a saudade, esta não nasceu do tempo, mas criou-se nele e agarrou-se a como uma lapa se agarra à rocha, e nem os ventos, ou ondas gigantes e tempestuosas, dali as arredam, nada as faz desistir de viver momentos, revivendo.
tudo muda neste real cenário, nem para melhor, nem para pior, apenas muda sem apelo nem agravo. já a saudade não! a saudade, veio para ficar como saudade e é indiscritível por mais que eu tente digita-la. ela não vai ser maior nem menor, é saudade que ao revisitar-me poderá chegar mais rendilhada com novos pormenores de que eu não me lembrava, mas continuará a ser saudade e tão só, e ela é boa de se fazer sentir quando estamos indo na direcção oposta na tentativa vã de não nos cruzarmos com ela.      

Palavras e imagem: Guma © 2019 / 2022 

Comentários

MARILENE disse…
A natureza desconhece o significado dessa palavra. Tudo que cai tem destino certo. Para nós, o que de bom, ou não, vivemos, passa a morar em nossas lembranças. Momentos especiais e pessoas especiais nos chegam através dela e a saudade nos abraça. Belo texto poético. Abraço.
Guma disse…
Se a saudade vem, vem por bem, reflexo de bons momentos passados a que tivemos direito.
Sincero kandando amiga Lena.

Mensagens populares deste blogue