O diário


.

deixei a janela entreaberta

a porta apenas encostada

o diário está em cima da mesa

aberto numa página em branco

onde tudo ficou por escrever

.

no sofá, deixei a coberta

que serviu para nos aquecer

desvaneceu-se o azul marinho

com teu nome, que um dia tingi

.

sobre a mesa abandonei um poema

que pela certa dirás que o fingi

que não lhe emprestei métrica

terá sido escrito até

de uma forma patética

mas tu sabes porquê

da rima não ser o que era

e com ela saiu de cena a cadência

aliás,

como tudo o mais que valia a pena

até mesmo a inocência dos gestos

.

mesmo ao lado do diário

pousei a pena que de aparo me serviu

ficou  romba, desgastada

ferida de morte 

que tal como eu, saiu de cena

sentimento de desnorte

d'alma perdida e mal amada

.

- por isso fui

precisei de me abandonar à sorte

.

caminhei ao deus dará

atravessei o bosque mágico

encontrei pelo caminho

o belo e o trágico

e por fim um abrigo

a porta apenas encostada

uma janela entreaberta

um diário em cima da mesa

aberto numa página em branco

onde poderei escrever

no sofá encontrei uma coberta

que serviu para me aquecer

escrito em azul marinho

o meu nome num rabisco cursivo 

e sobre a mesa encontrei um poema

ao qual me rendi

.

singelo e sem métrica?

- sim!

mas senti o que li

repleto d'alma

escrito quiçá de forma patética

como todos os poemas de amor o são

e assim, fui me deixando despir

como quem se cobre apenas

com a leveza de ser

- fiquei!

.

autor 📝📸 : Guma © 2023
.
... a escutar... 
The Piano Has Been Drinking(Not Me)
Tom Waits

Comentários

Apreciei este seu poema. Muito original.
Um abraço.
Juvenal Nunes disse…
O amor é assim mesmo. Tem altos e baixos.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes
Guma disse…
Tal como com o amor, tudo o resto na vida, o final de um capítulo dá lugar a outro, independentemente da nossa vontade.
Kandando amigo!
Guma disse…
Grato pela leitura e pela apreciação também.
Um Kandando.
Eyala disse…
Lindo 🤩 sempre uma inspiração ❤️❤️❤️
Guma disse…
Obrigado Eyala 🙏💛🍀😘
Feliz por aqui vires, leres e gostares.
Aqui, vai ficando legado de meus humildes dons p'ra ti p'ra vocês.
Beijinhos ❤️
Ana Tapadas disse…
Que belo poema, meu querido amigo!
É o ritmo, quase cadência...feito para ser lido em voz alta!
Para chegarmos, temos que, às vezes, partir...
Um abraço
Guma disse…
Que bom ter-te aqui minha boa amiga Ana!
A nossa mente navega oceanos, atravessa continentes, desbravando conhecimento, e exercitando a inteligência para o bem estar da alma / consciência em sintonia com o que nos rodeia, mas também e muito, para sermos acolhidos pelos afectos, amizade, amor, e compreensão, mas sempre condicionados (não vivemos sozinhos), ora adaptados, ora catapultados para outros e novos lugares e gentes com sede do desigual que atrai, outras regressando ao conhecido, ao que sossega.
Boa semana de coração repleto de coisas boas.
Sê feliz amiga - Kandando com carinho.

Mensagens populares deste blogue