o antes do antes

. 

na perspectiva filosófica e questionando a existência de um começo absoluto para todas as coisas, e  de acordo com a visão de que todas as coisas são parte de um fluxo constante de mudança e transformação, significaria que não há um ponto de partida definido para elas.

em outras palavras, antes mesmo de algo começar, já fazia parte de uma trajetória ou processo maior ou menor, mas que vem desde antes da sua própria existência e na redundância disso mesmo.
.


" elementos " 
acrílico sobre canvas 50 x 50 autor © 2013 .
📝 © 2023

Comentários

Roselia Bezerra disse…
Olá, Guma!
O antes pressupõe o que haverá ou haveria de vir...
Que o antes não se antecipe!
Tenha um final de semana abençoado!
Abraços fraternos
A filosofia e a arte de mãos dadas.
Um abraço.
Guma disse…
Boa tarde Roselia!
Desde garoto me explicaram muitas coisas, umas aprendi facilmente, outras com alguma dificuldade aceitei, algumas outras, deixaram imensas dúvidas, assim como tem as que só porque não há explicação eu teria de aceitar assim como são, só que não.
Bom final de semana, repleto de alegrias.
Deixo meu sincero e amigo kandando.
Guma disse…
Boa tarde b.n.n.!
Gosto em recebê-lo na Serra.
Acho que nem temos ideia do quanto cada um de nós filosofa pensando por vezes que é apenas conversa de deitar fora.
Estou grato por seu cumprimento e ter apreciado esta tela.
Deixo com amizade e estima um sincero kandando.
Anónimo disse…
Olá, boa tarde. Adorei a tela. Maravilhosa!!!
Considerando que tudo está em constante mudança e transformação, acho que, na realidade, não conseguimos defenir o início de nada...
chica disse…
Filosofar é legal e aplicar à arte, melhor ainda! abração, de volta, chica
Guma disse…
Oi Chica!
que bom que voltou e espero que que tenha sido renovadora essa pausa.
Comunicar, usando todas as formas é criar elos e entendimento. Só que o principio das coisas é e será sempre o grande mistério, pois antes do antes houve sempre outro infinito e redundante antes.
Meu kandando com amizade e estima.
Guma disse…
Anonymous:
Boa noite, bem vindo(a)
Grato pela sua apreciação da tela publicada.
Acha e muito bem, estou de acordo com o seu comentário.
Guma disse…
Graça Fernandes (anonymous) Reiotero meu Obrigado por sua presença seu comentário/explanação que muito me sensibilizou lá na partilha do Facebock.
Meu kandando.
Olinda Melo disse…
Profunda reflexão que tela e palavras nos propõem.
E cá estamos, cada um de nós, um pontinho nessa
imensidão que nos transcende.
Linda Serra, esta Serra da Leba. Os seus contornos
até dão vertigens e levam-nos realmente a pensar
no princípio de tudo.
Gostei muito. Um abraço.
Olinda
Guma disse…
Um prazer recebê-la Olinda, nesta serra sinuosa nos contornos, mas onde se alcança ao seu redor a paz que se almeja.
Grato por tão agradável comentário tanto pelo texto como pela tela apreciada.
Desejo uma semana repleta de coisas boas
Ana Tapadas disse…
Muito belo o acrílico! Sublime.
A questão filosófica/teológica que nos deixas é a mais pura das inquietações...
Abraço
Guma disse…
Boa tarde Ana.
Tudo teve um começo?
Onde e quando?
E chegando aí, caso se consiga, ainda tem sempre um antes.
Boa Páscoa, Kandando minha boa amiga.
Roselia Bezerra disse…

Feliz Páscoa, Guma.      a você e seus entes queridos!
Um Domingo abençoado com alegrias e chocolates... Paz, saúde no corpo e Amor no coração.
Seja feliz e abençoado!
Abraços festivos e fraternos na maior festa cristã
Guma disse…
Muito obrigado Roselia, para a amiga e os seus também.
Assim que a saúde permita faço a visita que tanto aprecio no seu cantinho inspirado.
Kandando com estima e amizade.

Mensagens populares deste blogue