Gosto

 


(São Pedro do Sul)

gosto de caminhar por carreiros
apreciar as chaminés altaneiras
das casas brancas da minha aldeia
gosto das telhas de canudo vermelhas
onde se plantam por si suculentas
molduras de montes verdes
que o azul do céu clareou
respirar as flores do campo
que de vermelho papoila ele pintou
gosto do puro branco das margaridas
que no meio por virtude o amarelo manchou
gosto de caminhar por valados e veredas
vencer vertigens e das escarpas olhar o mar
sentir quão pequenino grão de areia sou
gosto do nascer do sol lento, opulento
é o antes, o agora e o depois
gosto das cores quentes da minha terra
das sombras frescas das vielas
gosto da liberdade de as percorrer bem cedo
e de as guardar como elas guardam gente
gosto da corrente do rio que é nascente e será foz
e me faz ser inteiro, rio que me mata a sede
transbordando nas suas margens
gosto, se gosto...
gosto de tudo o que me surpreende
por observar todos os dias
e me parecer sempre diferente
.
autor  📝📸 : Guma © 2009 / 2023

Comentários

chica disse…
Que lindo e quem não gosta de caminhar por lugares assim ,sempre com olhares de TUDO VER?

Adorei! abraços, feliz JULHO! chica
Guma disse…
Tudo Ver, tudo sentir, pois o tempo é de viver, fazendo-o com a intensidade que mora dentro.
Meu kandando com amizade e estima.
Roselia Bezerra disse…
Boa noite de sábado, Guma!

"... gosto do puro branco das margaridas".

Tenho predileção por margaridas brancas às amarelas e que elas não se enciúmem. Minha tia mãe tinha um canteiro delas.
Amei o verso do respirar as flores do campo... um frescor divino ao nosso coração nos dá.
Um poema bucólico que encanta ler.
Deus abençoe seu julho e o da sua família!
Abraços fraternos
Um lugar por onde já passei. Elogio a forma como descreve a natureza.
Um abraço.
Guma disse…
As flores campestres são as que a natureza nos oferece sem manipulação do homem, caminha-se e impregna-se inspirando com os outros cheiros do campo.
Na foto temos a represa junto à termas de São Pedro do Sul, toda a zona nos brinda com o melhor que a vida nos dá... paz e um ar saudável.
Agradeço e retribuo um Julho com imensas coisas boas para todos os seus, vividas com alegria no coração.
Guma disse…
Boa tarde Luís - b.n.n.
Um lugar muito agradável e inspirador nas redondezas das termas.
Portugal pequenino mas cheio de encantos e recantos onde sem esforço se é feliz.
Agradeço humildemente o elogio e retribuo junto com um kandando .
CÉU disse…
Também já estive em S. Pedro do Sul e apreciei tudo aquilo que descreve com tanto amor e minúcia.
Quando gostamos de algo ou alguém, cada dia é diferente, para melhor, acrescento eu.
Abraços e um bom fim de semana.
Guma disse…
Cada dia um renascer é assim que a vida nos acrescenta algo mais a partir do mesmo e a torna em outros encantos que nos seduzem.
Kandando, boa semana.
Fá menor disse…
Tão belo!
Também gosto de caminhares destes assim, mas não saberia dizê-lo tão bem.

Beijinhos.
Guma disse…
Que bom ter sido agradável de ler, grato Fá.
Caminhar e observar, e sentir que é possível por momentos fazer parte da beleza que nos rodeia, tal, recoloca-nos na verdadeira dimensão.
Beijinho e meu kandando

Mensagens populares deste blogue