As fragâncias da casa Gira

 


."Fragrâncias"
.
jamais conhecerei bem e totalmente a casa Gira.
a casa que me surpreende, ela muda por vontade própria, ela é infinitamente livre de se transformar para receber sempre desigual.
sala a sala me é dada a uma nova visita algo diferente na evocação do ontem e na frescura do hoje, o aroma dos dois.
percorro-as tateando na semiobscuridade e em tudo que toco, me lembra veludo, azul e quando respiro profundamente, deixo que o ar escape lentamente me deixando vazio para instalar o que vier a seguir.
enquanto nestes despensamentos da divagação, ouço as duas meias portas centenárias, verdes e vidradas, rangeram musicalmente.
desci curioso, e vejo-as fecharem-se primeiro nos dois trincos, de seguida as fechaduras rodaram os canhões, trancando firme mas sem chaves, olhei para me certificar de que não estava a inventar e as vi voltarem à posição inicial, quem sabe porque era assim que as queria e porta não pode ter vontade própria - mas olha que tem, naquela casa Gira, tem!
sem me questionar fui subindo, a casa Gira tem naturalmente magia, onde nada é de estranhar por subitamente acontecer algo nunca visto, nunca sentido e não mais se consegue des*sentir.
degrau em degrau a madeira rangeu mas disfarçadamente, como quem já não está para carregar cansaço e dores alheias, hoje elas a cada avanço pisando leve, elevam escada a cima a alegria do porvir.
as janelas fixas da escadaria, à passagem, se entreabrem e me pergunto como, pois se são fixas, como tão depressa o achei normal e entendi que me convidavam o olhar a fechar as gelosias dos olhos, e de cada uma sentir apenas o convite do ar quente e húmido perfumado na pele de meu rosto me invadindo aos poucos da mesma leveza de tudo quanto habita a casa, e como tal, eu não mais andava, pensava e logo me via lá, assim era o que lá habitava mudando de lugar, para que quem olhasse, visse sempre a renovação e o acontecer noutro lugar, noutra perspectiva.
uma neblina densa contornava cada lanço das escadas até ao cimo, um manto, e no âmago da casa Gira subia em espiral se esfumando no candelabro de velas do tecto.
entrei na espiral, e me vi esfumando por ali acima até ao candelabro e reaparecia sentado na base da espiral continuamente alimentada pela neblina mágica.
leve, cada vez mais leve me deitei ouvindo agora as janelas e portas fecharem-se e abrirem, ritmadas como se alguém as dedilhasse como teclas de piano, era o prelúdio do desassossego bom, e o resto... nem realidade, nem sonho, nem nada humanamente possível de descrever - e ri, ri muito como quem sonha rindo, num sono bonito e prazeroso!
- são os aromas (ouvi dizer baixinho, o que ecoou no corredor) exaltas óleos perfumados quando abres a caixa das fragrâncias... se as respiras, escorregas nas múltiplas des*realidades do dentro!
.
era uma casa, muito animada, perfumada, tecto das estrelas, muita magia... não faltava nada! . autor  📝📸 : Guma © 2009 / 2023

Comentários

chica disse…
Que lindo sempre te ler! Um prazer acompanhar teus pensamentos... Essa casa deve ser linda com seus aromas a cada canto! abraços, lindo domingo! chica
Guma disse…
Querida amiga Chica, que bom ter aqui tua companhia.
Pode a mente nos convidar a imaginar, idealizar o que de mais ou menos criativo se encaixe nas divagações enfeitando novas roupagens, no fundo ficcionando juntando retalhos de vivências, ou até mesmo renovando-lhes o tempo, o modo, e o que atingiram, dando-lhes rédea solta. É um excelente exercício mental.
Outros dirão que gosto de viajar na maionese rsrsrsrs.
Um bom domingo minha boa amiga, para ti e para a família.
Kandando!
Roselia Bezerra disse…
Olá, Guma!
Uma casa onde se respira azul... Só pode ser uma felicidade a céu aberto...
Os efeitos sinestésicos do seu texto são formidáveis.
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos
Guma disse…
Sensações diferentes em simultâneo, experiências únicas por ventura inexplicáveis mas que conduzem a um único fim, sensibilidade, viajar na mente para o inexplorado interior a partir do que o exterior nos provoca através da divagação exploratória e sem receios do que isso nos provoque.
Grato Roselia pela vinda à Serra*.
Um kandando.

Mensagens populares deste blogue